quinta-feira, 22 de julho de 2010

[Entrevista] Erik Santana

Como prometido, hj eu trago a entrevista q fiz com o Erik Santana, escritor de "Filhos da noite".

Conte- nos um pouco sobre você:

Bom, sou casado, tenho 26 anos e um filho lindo de três anos. Nasci em São Paulo e, desde criança, adoro a leitura e escrita. Cresci e resido em Osasco. Cursei Publicidade e Propaganda, durante três anos, mas foi por Letras que me apaixonei. Hoje, trabalho com revisão de textos e com Departamento Comercial.



Qual seu gênero literário preferido? Por quê?

O que mais gosto de ler é literatura, tanto nacional quanto estrangeira. O Realismo Mágico me encantou desde a primeira vez que li. Sou apaixonado por literatura, pois acredito que ela é o refino de tudo o que se lê e se escreve. Não são apenas histórias para entreter; com a literatura se aprende a enxergar a vida, entender o mundo e a si mesmo, se aprende a pensar.

Depois que comecei a escrever o livro Filhos da Noite, passei a me interessar por obras do gênero Fantasia, Horror, enfim, mas nada supera minha admiração pela literatura. Sou fã incondicional de Machado de Assis (a quem acredito ser o maior ícone da literatura nacional) e tenho enorme respeito, admiração e inspiração, por ele, bem como para com o seu “mestre”, Xavier de Maistre. Gosto muito também de Gabriel Garcia Marquez, Moacyr Scliar, Julio Cortazar, José Veiga, Murilo Rubião, Alejo Carpentier, Borges etc.




Como e quando decidiu escrever?

Há, aproximadamente, cinco anos, meu grande amigo e pós-graduado em Letras Ricardo Sanovick me propôs a escrita de um conto. Ali, nasceu o Filhos da Noite. Quando entreguei o material, recebi alguns elogios e algumas críticas também. Então, decidi transformar aquelas trinta páginas em um romance. O tempo passou e pensei: Tenho condições de adicionar aspectos literários nesse romance. Depois de re-estruturar toda a obra, acabei por finalizá-la.


Como foi sua trajetória de lançar um livro independente?


A trajetória continua. Depois de procurar editoras comerciais e enviar meu original para todas aquelas que eu conhecia, aguardei uma resposta. Como o mercado editorial brasileiro ainda engatinha quando se trata de novos escritores, não obtive resposta. Dois anos depois, conheci o Clube de Autores (uma iniciativa fantástica para jovens escritores) de publiquei meu livro lá.

Alguns meses se passaram e mudei a estratégia; comecei a procurar editoras prestadoras de serviços, aquelas que o autor arca com todas as despesas da publicação. Depois de muito pesquisar e inúmeros orçamentos solicitados, optei pela Cidadela Editorial. Estamos, no momento, em processo de finalização das formalidades legais para, em seguida, concluirmos a publicação.


Você se inspirou em alguém ou em algo para escrever seu livro?

Com certeza. A maioria dos autores tem inspirações. E comigo não haveria de ser diferente. Para construir a base (romance) da obra Filhos da Noite, busquei inúmeros ícones do gênero, como Bram Stoker, Stephen King, Anne Rice, André Vianco, enfim. Na re-estruturação e adição de conteúdo literário, utilizei, como inspiração, Machado de Assis (é claro), Dante Alighieri, Plutarco, Homero, Lima Barreto, entre outros.



Quais dicas você dá para quem começou a escrever agora?

Olha, não existe fórmula mágica para se começar a escrever. Talvez seja interessante para aqueles que desejam escrever começar a procurar autores, pegar manhas sobre escrita, (tem algumas ótimas oficinas de redação em vários locais é muito bom participar), se focar em ler bastante sobre o tema que escreverá, até para saber o que é novo e o que já foi escrito, se empenhar e começar. Sou meio chato para isso, pois escrever, para mim, não é apenas contar histórias, mas ensinar com elas, mostrar suas opiniões e ideias dentro dela, criticar, ressaltar, denunciar, tudo isso deve estar contido em uma obra. Até porque, as fábulas e contos nasceram para isso: ensinar, contando histórias. Sei lá, acho que isso é o bastante para dar o pontapé inicial, o resto só o tempo que mostrará.



--------------


E essa foi a nossa entrevista com o Erik, espero q tenham gostado ^^

Até mais!


2 comentários:

  1. Adorei a entrevista!
    Pois é, infelizmente as grandes editoras temem perder compradores publicando livros de novos escritores... Acho isso um absurdo, mas enfim! Acredito que todos merecem uma chance.
    Muito sucesso pra você, Erik! Estou ansiosa para ler seu livro, de verdade.

    ResponderExcluir
  2. Oi Sheila,estou fazendo o sorteio do livro Pobre Não Tem Sorte,lá no meu blog.
    Até dia 23/08.Se quiser participar,será bem vinda.
    http://fadadoslivros.blogspot.com/2010/07/sorteio-do-livro-pobre-nao-tem-sorte.html
    Bjs!

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.