quinta-feira, 1 de julho de 2010

[Resenha] Amor de perdição - Castelo Branco



Título:Amor de perdição
Autor:Camilo Castelo Branco
Editora:Martin Claret
Assunto:Literatura brasileira


Sinopse:
Tem como trama central a infeliz história de amor entre Teresa e Simão, repleta de desavenças, infortúnios, crimes, mortes, fugas e tentativas de rapto, em torno da qual se movimentam os outros personagens.Seu amor que tudo dá e nada pedi, levaram seus desejos as ultimas consequencias, contrariando todas as convenções sociais da época .O amor de um jovem pela filha do inimigo de seu pai.


Este livro foi responsavel por abrir as portas para um novo capítulo nas minhas escolhas.Foi uma sugestão,um livro daqueles que os professores sempre pedem como leitura obrigatória.
Eu peguei e disse:Bem,devemos estar abertos a novas experiências...(com aquela cara de quem diz,porque eu fui seguir o conselho).Pois bem,eu li,no início  foi estranho,posssuia aquela linguagem rebuscada e nela a minha paixão nasceu.Por mais rebuscada que a linguagem pudesse dicicultar o início da leitura,a forma como foi escrito me cativou.Era um romance"desgraçado",não,não odeio o livro,mas é desgraçado no sentido Literal da palavra,Ocorre tata desgraça ao casa lde pombinhos...
Me apaixonei pelas palavras e não pelo romance(cômico).Eu indico este livro,por masi que as palavras sejam lindas,a história é também Bela.Simão Botelho e suas cartas,a apaixonantes carts de amor,de paixão incontrolável,ora de ardor e  súplicas,ora de tristeza e saudades além da sanidade comum,pela longa distancia que os separava.
É um livro muito bonito que fala de um amor puro que começa na adolescência e é contrariado pelo mundo exterior.De ventos se animavam e retornavam,aos planos de uma fuga e uma vida de amor e paixão eterna.e ao cair da noite uma triste melancolia,dúvida se o amor suportaria tal distancia e barreiras,ou continuariam na desgraça de um amor não concretizado.
O livro é muito bom,e o que mais cativa são suas belas palavras,escritas com graciosodade,carinho,amor,uma harmonia espetacular de palavras e sentidos...


Tenho a impressão de que ando meio doente(rsrsrsrs),tenho tido alucinações e desejos de ler romances...Só posso estar doente,é isso!Depois desse livro percebi que venho buscando livros mais antigos,com linguagens mais sofisticadas e desafios maiores para a minha compreeção...(..*sou uma traidora de mim mesma por correr atrás de romances*).(rsrsrsrsrs)

Um comentário:

  1. Eu tenho esse livro! hahahaha. Ganhei da minha avó mas nunca li! Não gosto mto desse tipo de livro antigo e com linguagem mais rebuscada! :)
    Amo YA books e chick-lit! *-*
    beijocas :**

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.