sábado, 30 de outubro de 2010

[Resenha] A senhora das velas - Walcyr Carrasco




Editora: Arx
Autor: Walcyr Carrasco
ISBN: 8575812467
Origem: Nacional
Ano: 2006
Número de páginas: 160



Sinopse: Combinando realismo com fábula e mensagem de esperança, A Senhora das Velas é um relato sobre a lição de que as pessoas são capazes de mudar o próprio destino. Walcyr Carrasco criou personagens que não se separam de quem lê o livro. A saga de Felipe, um menino órfão em busca da Senhora das Velas, surge de maneira mágica; afinal, ela é a guardiã das velas que representam a vida de cada um. E a incursão de Felipe nesse mundo mágico vai mostrar que todos os dias há algo novo a aprender.




Escrito pelo renomado escritor e dramaturgo Walcyr Carrasco, autor das novelas "alma gêmea e chocolate com pimenta" .
A senhora das velas, trás um realismo com fábulas, e mitologia. Felipe quando ainda pequeno perde a mãe, e passa a viver somente com a avó.
Na sua vida no sítio,ajudava a cuidar das galinhas, e uma coisa a quem não contava, era a mulher que via nos sonhos...
Por que a vejo?Quem era aquela mulher? Ela tinha olhos amendoados e carregava velas. Lembrara-se então da história de sua avó.

"Em um lugar, onde ninguém sabe encontrar, há uma caverna repleta de velas.Cada chama representa a vida das pessoas. Quem guarda a vela é a Senhora das Velas. Ela é que decide quando se apaga, quando uma vida termina"

Quando se torna Órfão, Felipe enfrenta uma jornada, está procurando a casa de sua prima, a única que ainda restou de suas parentes. Ela nunca o viu, nunca soube que seus avós e pais morreram e nem o esperava. Sozinho e abandonado, Felipe  vai a pé até a cidade, centenas de quilômetros o separa da sonhada vida feliz com abraços quentes e muito amor.
Ele passa pela estrada e encontra uma senhora ja idosa, ela pede comida, ele com seu coração solidário dá a última que possui, e em recompensa ganha um conselho.
Continua sua viagem, e no caminho, seus desejos, sua coragem e certezas são testadas, tudo o que passa é uma lição a ver se realmente seguirá seu caminho.
Quando finalmente chega a cidade, só e amedrontado, pois nunca vira prédios, metrô e outros... Finalmente encontra sua prima, e ela está com uma doença terminal. Felipe não queria perder seu último parente, não é justo, ja perdera a todos os outros, onde ele iria ficar? Iria para o abrigo onde há assassinos e delinqüentes? Voltaria às ruas?
Em um desespero sem fim, decide ir conversar pessoalmente com a Senhora das Velas, e negociar...



3 comentários:

  1. Eu li uma vez um livro do Walcyr Carrasco que me mascou muito: Estrelas Tortas. Faz muuuitos anos que li, mas a história era tão linda! Falava sobre superação e lembro que se tornou um dos meus favoritos! Nunca mais li nenhum livro do autor, mas tenho imensa vontade! Acredito que o próximo vai ser Senhora das velas! :D

    "...a gente é como um pedaço da noite. De longe, estrelas perfetas. De perto, estrelas tortas".

    Beijinhos, flor! ;**

    ResponderExcluir
  2. Nunca li nenhum livro do Walcyr e não sei se leria.. tenho que criar coragem e começar a ler livros diferentes..

    ResponderExcluir
  3. Que gracinha!
    Adorei esse livro, parece ser tão fofo. Menos a parte em que ele perde a mãe. Mas aí tem a parte que ele dá comida pra velhinha... Essa velhinha é a Senhora das Velas ? *-*' /parei
    Esse vai pra lista =D
    Difícil achar um livro brasileiro pelo qual eu me interesse tanto, tenho que aproveitar!

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.