sábado, 25 de junho de 2011

[Resenha] Lerulian - A queda da Cidade dos Homens - Dan Albuk

Lerulian - A queda da Cidade dos Homens

Autor: Dan Albuk
Número de páginas: 285
Editora: Novo século / Novos Talentos da Literatura Brasileira

Sinopse: A história de Lerulian ocorre em um tempo e espaço imaginário, um lugar inspirado no Planeta Terra e habitado por milhares de criaturas fantásticas. O Livro narra o conflito do jovem ferreiro Vaan Sorg, que do dia para a noite é obrigado a sair da Cidade dos Homens a mando do Rei Ulgl Aisen e encontrar ,na Cidade de Gravelt, um rapaz chamado Axel Amagog. Ao longo do caminho o rapaz encontra o mercenário exilado Rus Kaisir, que cumprindo ordens do Rei lhe entrega um pacote secreto que não deveria ser aberto por nenhum motivo até chegarem em Gravelt. Em pouco tempo, Sorg descobre que é uma peça essencial de um quebra-cabeça gigantesco, e nada é o que parece ser. É iniciada uma mortal corrida contra o tempo, onde uma espada decidirá quem irá ganhar ou perder. Alianças são formadas, cidades destruidas e amizades construídas ao longo do tempo. Em breve uma guerra estourará, e uma épica luta por poder, vingança e liberdade começará a ser travada pelo continente de Yvion. De que lado você está? Vida longa a Mão Branca!

No início da história conhecemos Fal-Hal, o grande criador que presenteou seus três primeiros filhos com três diferentes armas.

“Para Hel- Lani, sua filha, entregou Celphica, a balança do equilíbrio.
Para Gol-Grahn, seu segundo filho, entregou Andahrion, o pergaminho da sabedoria.
Para Val-Grahn, seu primogênito, entregou Lerulian, a espada da força."

E é neste instante que a história realmente se inicia.
Vemos um pouco da história de Val-Grahn e seu último arrependimento. Após este terrível acontecimento conhecemos Vaan Sorg.
Sorg é um garoto de 17 anos, que mora num pequeno vilarejo chamado Quatro Folhas. Ele trabalhava com seu pai, Thorg, um ferreiro.
Todas as manhãs Sorg e seu pai iam trabalhar e encontravam Rhynna, sua vizinha misteriosa.
Certo dia Sorg estava sozinho observando as estrelas e viu uma criatura estranha passando. Quando se levantou para enxergar melhor notou que a criatura estava nos ombros de Rhynna e ela parecia hipnotizada, ele ficou bem curioso e decidiu contar o que havia visto para seu pai logo de manhã, então foi para casa.
Ao levantar-se na manhã seguinte, não encontrou seus pais e pensou que eles poderiam ter ido trabalhar mais cedo, mas ao chegar à ferraria não encontrou seus pais, somente uma multidão querendo suas espadas.
Quando chegou a sua casa teve uma enorme surpresa, encontrou dois cavalos degolados. Rhynna ficou revoltada e o acusou de ter assassinado seus pais. Graças a este terrível acontecimento, Sorg fugiu para a floresta, onde conhece o Homem Verde, que lhe dá um recado misterioso e o manda ir encontrar o Rei. Sorg então segue para o castelo.
Ao chegar ao castelo, teve uma grande surpresa, milhares de degraus. Quando chegou ao topo da Torre, encontrou um senhor sentado numa cadeira, era o Rei. Ele disse a Sorg o que ele tinha que fazer ir para Gravelt. Aquilo surpreendeu Sorg, mas ele não tinha outra escolha.
E então, a partir daquele momento a maior aventura da vida de Sorg havia se iniciado. 

Um livro totalmente INCRÍVEL.
No começo da leitura, não consegui me prender tanto, mas quando se iniciou o capítulo 3, não consegui me desgrudar do livro. A história me conquistou.
A história tem em alguns momentos a cronologia inversa, o que deixou o livro ainda mais interessante, sem contar o mapa que existe no início do livro, ele havia me deixado totalmente curiosa, mas ao decorrer da história consegui interpretá-lo bem.
A escrita do autor é bem leve e de fácil entendimento, o que fez a leitura ser bem rápida e divertida.
Os personagens são bem interessantes, cada um com uma personalidade marcante e graças a isso ficou difícil escolher o meu personagem favorito. rs

Uma história marcante, diferente e extremamente interessante, estou super curiosa para a continuação do livro, afinal eu quero saber o que acontecerá com Sorg!

Um comentário:

  1. Jac!
    Gostei demais da resenha.
    O Dan tem uma forma de escrever muito própria e usou a criatividade de uma forma espetacular!!
    Parabéns!
    cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.