terça-feira, 14 de junho de 2011

Tirando Dúvidas - Como se elabora uma Resenha

Em resposta a alguns e-mails que recebi perguntando como fazíamos para elaborar uma Resenha, ou onde aprendemos e como seria o modo certo?
Antes de mais nada, vamos tirar essas dúvidas, porque aqui é um ótimo lugar para isso, afinal, quem lê, quer escrever e Escrever Bem é o nosso maior dilema!

Então eu separei alguns tópicos básicos que me ajudaram a desenvolver meu método para elaborar minhas resenhas, seguindo esses passos é fácil e rápido de se fazer.( claro, entendendo bem o assunto que vai ser feita a resenha também é preciso e torna fácil, se não, não há fórmula que ajude, rsrsrsrsrs)

1. Definição: Há dois tipos diferentes de resenhas!

Resenha-resumo:
É um texto que se limita a resumir o conteúdo de um livro, de um capítulo, de um filme, de uma peça de teatro ou de um espetáculo, sem qualquer crítica ou julgamento de valor. Trata-se de um texto informativo, pois o objetivo principal é informar o leitor.

Resenha-crítica:
É um texto que, além de resumir o objeto, faz uma avaliação sobre ele, uma crítica, apontando os aspectos positivos e negativos. Trata-se, portanto, de um texto de informação e de opinião, também denominado de recensão crítica.(Este é o que fazemos, primeiro  falamos sobre o autor e um pouco de suas obras, depois pequeno resumo, depois crítica positiva ou negativa).

2. Quem é o resenhista?
(*A resenha é somente de livros ou pode-se fazer de filmes, teatros e etc?) - Essa foi uma das perguntas por e-mail!

A resenha, por ser em geral um resumo crítico, exige que o resenhista seja alguém com conhecimentos na área, uma vez que avalia a obra, julgando-a criticamente.

3. Mas e qual é o objetivo da resenha?
O objetivo da resenha é divulgar objetos de consumo cultural - livros,filmes peças de teatro, etc. Por isso a resenha é um texto de caráter efêmero (passageiro), pois "envelhece" rapidamente, muito mais que outros textos de natureza opinativa.

4. Veiculação da resenha:
A resenha é, em geral, veiculada por jornais e revistas.

5. Extensão da resenha
(*precisa ser pequena, tem tamanho limite?) - Essa foi mais uma das perguntas por e-mail!

A extensão do texto-resenha depende do espaço que o veículo reserva para esse tipo de texto. Observe-se que, em geral, não se trata de um texto longo, "um resumão" como normalmente feito nos cursos superiores ... Para melhor compreender este item, basta ler resenhas veiculadas por boas revistas.

6. O que deve constar numa resenha
(*Esse sim é o tópico mais perguntado. Gente prestem atenção, na resenha deve constar esses dados, precisamente cada autor ordena sua resenha, se prefere por mais referências bibliográficas, talves pelo autor ser renomado por elas, ou ainda reservam maior lugar para a crítica, tanto positiva, tanto negativa, é de cada um a escolha).

Devem constar:
*O título;
*A referência bibliográfica da obra;
*Alguns dados bibliográficos do autor da obra resenhada;
*O resumo, ou síntese do conteúdo;
*A avaliação crítica;


Feito Gurizada!
Sempre a disposição, se houver mais dúvidas  podem mandar para o meu e-mail (que já virou mania receber, né), respondo sempre que puder, e quando a dúvida for geral, posto por aqui.
blandamellus@hotmail.com (só recebo e-mails, não é do MSN) ^_^
Kisses!!!

2 comentários:

  1. Lido e conferido, sanou um monte de dúvidas minhas.

    Beijos,
    Rafa
    www.rafersom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Muito bem Blandinha ^^
    É bom tirar as duvidas pq já teve escritor querendo que eu mudasse o estilo da resenha, mas se eu mudasse deixava de ser resenha =/
    fica ai a dica p/ quem quer saber como se monta uma resenha ^^

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.