sexta-feira, 29 de junho de 2012

[Resenha] O hobbit - J.R.R. Tolkien

Buenas gurizada, uma boa e empolgante leitura. Adorei o livro, gostoso de ler.
Literatura Infanto juvenil, mas vale muito a pena.



Título Original: The hobbit
Autor: J. R. R. Tolkien (1892-1973)
Editora: Martins Fontes
ISBN: 85-336-0881-0
Catalogação: Ficção Fantástica/Literatura estrangeira




Sinopse: Prelúdio de O Senhor dos Anéis, O Hobbit conquistou sucesso imediato quando foi publicado em 1937. Vendeu milhões de cópias em todo o mundo e estabeleceu-se como um clássico moderno e um dos livros mais influentes de nossa geração.
A estória narra o longo e perigoso trajeto de um hobbit chamado Bilbo Bolseiro (tio de Frodo, um dos principais protagonista do clássico O Senhor dos Anéis). A viagem é repleta de aventuras das quais ele desgosta até a Montanha Solitária em busca do tesouro roubado pelo dragão Smaug anos atrás. Tudo começa num dia inesperado em que Bilbo recebe a visita de Gandalf com 13 anões, entre eles Thorin Escudo-de-Carvalho - cuja família teve roubado o tesouro. Alguns dos feitos narrados em O Hobbit influirão nos acontecimentos posteriores de O Senhor dos Anéis).


Antes de falar do livro, é necessário falar do autor. J.R.R. Tolkien, baseou-se diretamente na mitologia nórdica.
Sempre faço a seguinte pergunta: O que Tolkien não abordou? rsrss
Alguns dos temas, honra, código de moral, religião, filosofia, culturas, a convivência com as diferenças (vários seres em um mesmo mundo)... Com seus livros, aprendemos sempre mais.
Olhar mais a fundo tem suas surpresas, mas não sou muito além de fã, para descobrir, recomendo que pesquisem e se informem em diversas fontes e que sejam“confiáveis”.

A aventura se passa anos antes das batalhas da Trilogia de Senhor dos Anéis, quando o Um anel ainda era de Gollum, e Bilbo nunca havia saído de Bolsão.

Numa manhã, Bilbo fumava seu cachimbo, os Hobbits são sempre muito simples, não gostam de aventuras, não tem amor a muito trabalho, gostam mesmo é da paz e calmaria e, comer, sem dúvidas, nunca atrasam uma refeição. Povo muito hospitaleiro, jamais nega um bom jantar aos visitantes, sempre mantém sua despensa abastecida e nunca lhe falta para servir a outros ou a si mesmo.
Ainda cedo desta manhã ensolarada, surge Gandalf a sua porta, não o conhecia, mas sabia de sua fama, o velho mago, famoso pelos fogos de artifício que trazia nos fins de ano, e também, sabia que era conhecido de seus falecidos pais, mas nunca o vira pessoalmente ou sequer foi-lhe apresentado.
O mago sempre estava envolvido, com caça a tesouros, aventuras. Reunia grupos e partiam. E o seu interesse era exatamente esse, formar mais um pequeno grupo.
Imagine a resposta do pequeno Bilbo ao convite de Gandalf para juntar-se a uma dessas aventuras. Hobbits são acomodados, sair de sua casa para passar trabalho. A resposta foi óbvia, mas convidou o velho mago para o chá, como mandava sua educação.
Veja que a gentileza flui no sangue desse pequeno povo como tradição. Bilbo deixou Gandalf, e foi para sua casa, inconformado por ter convidado o homem barbudo para o chá na outra manhã, sendo que queria ver-se livre dele.
Preparou-se todo para o chá. Para sua surpresa, bem no horário, ouve o som das batidas a porta, surge um anão, cumprimenta o Sr. Bolseiro um ser barbudo e entroncado, e passa apressado para dentro, sem dar explicação. Bilbo nada entende, mas o deixa passar e já lhe serve algo a beber e para comer.
Logo mais uma batita, repensa como esta manhã está agitada, abre e novamente um anão, o homenzinho cumprimenta-o e entra, também servindo-se. E assim continuou, ao todo eram treze anões, Dwalin, Balin, Kili e Fili, Dori, Nori, Ori, Oin, Gloin, Bifur, Bofur e Bombur, e por último, o líder da expedição, Thorin Escudo de Carvalho, mas claro, sem esquecer-se do nobre Gandalf, que chegara junto aos últimos quatro.
Todos a mesa, comeram e beberam, e após isso, começaram a discutir os conformes para a partida.
Iriam para o Norte, com destino a montanha solitária, antes lá era o palácio da família de Thorin, mas depois do dragão Smaug apossar-se do lugar, seus tesouros e riquezas e afugentar os anões, tudo ao redor foi perdendo o brilho, pássaros não se aproximavam, animais, e logo a cidade que prosperava ficou esquecida, abandonada pelo povo, por medo. Thorin iria tomar seu lugar de direito como Rei sob a montanha.
Deu para perceber que Bilbo apenas estava esperando o momento para dizer muito obrigado pelo convite, e mandar todos aqueles homenzinhos embora de sua casa, mas complicou-se. Gandalf aprontou para o nobre Bilbo, dissera que era um ladrão e que estava em busca de companheiros para aventurar-se.
Por fim estava feito, não podendo recusar, Bilbo partira. Partiu com a roupa do corpo, não houve tempo. A aventura para as terras do norte é perigosa, precisa ser meticulosa e silenciosa, os elfos selvagens ainda vivem lá, não é um povo de guerras sem motivos, mas não gostam de ser incomodados, também ao norte temos Orcs, fora os muitos perigos na própria natureza, alguns habitantes interessantes, como Beorn, o homem urso, ou o urso homem, que seja. Mas seguiram.
Os anões desconfiavam de Bilbo, não parecia ladrão, mas nas situações que se seguiram, passaram a admirar o pequeno hobbit, que era mais inteligente no perigo e astuto para situações complicadas, do que se espera. Se bem que, ai dele se não fosse, acabou sendo o grande autor das proezas.

Para os desavisados, O hobbit terá seu filme lançado em 2013 nos cinemas! \o/

Deem uma olhadinha no Trailer legendado:



Detalhes do elenco e comentários.
Com direção de Peter Jackson, o que já diz muito de como será a qualidade do filme. ^ ^

Então temos um ótimo livro, um futuro bom filme (espero) e o fim de semana perto.
Fica a dica de leitura.

2 comentários:

  1. Tai um livro que não consegui ler ainda. Não sei se faltou oportunidade ou se é que sempre aparece algo que coloco na frente para ler..rs
    Tenho namorado ele há um tempo e sei que vou acabar lendo. Ah, o filme vai ser espetacular. Puxa, cheio de efeitos.
    Bem,bacana esse lance de abordar o "antes" do Sr dos Aneis, outro sucesso.
    Esperar para ler(eu) e ver o filme tbém.

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Linda resenha, eu já li e espero muito pelo filme. Bjs

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.