sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

[Resenha] Brisingr - Cristopher Paolini

Buenas galerinha, 

Resenha do Livro Três do Ciclo da Herança.




Editora: Rocco
ISBN: 9788561384760
Ano: 2008
Páginas: 706
Tradutor: Waldéa Barcellos, Alexandre D'Elia


Sinopse - Christopher Paolini Até bem pouco tempo, Eragon nada mais era do que um pobre garoto da fazenda, e seu dragão, Saphira, apenas uma pedra azul na floresta. Em Herança, o destino de toda uma civilização está sobre seus ombros. Fortalecidos por longos treinamentos e incontáveis batalhas, Eragon e Saphira somam muitas vitórias, mas também colecionam as dores de perdas muito difíceis. Agora, a derradeira batalha está para começar. O Cavaleiro e seu dragão chegaram mais longe do que qualquer um ousou imaginar. Mas será que eles serão capazes de derrubar o poderoso tirano Galbatorix e restaurar a justiça no reino da Alagaësia? E se conseguirem, qual será o custo da vitória?


Ao ler Brisingr o gostinho  de "o fim está próximo" é constante.
Pode-se notar os fatos se encontrando, Paolini costurando uma narrativa antes esparsa, com personagens desencontrados, e objetivos em conflito e agora reunem-se todos para o objetivo final.

Finalmente vemos a Alagaësia fortalencendo-se por alguma coisa, os tempos de tirania estão contados. É fácil perceber o ciclo de poder que se desenrola, os amigos de Eragon e próximos, assumindo posições de poder, de comando e liderança, Nasuada quando Ajihad é morto, Orik com a morte do rei Anão, em Eldest temos Roran tornando-se um líder do povo "Martelo Forte" e Eragon "O matador de Espectros" consagrando sua personalidade, finalmente no caminho para encontrar seu verdadeiro nome.  O que temos é a ascensão de uma nova ordem, uma geração jovem e revigorada, os antigos reis foram substituídos, seus filhos assumem, uma nova era, marcada por mudanças.

Enfim a surpresa se revela Murtagh esta vivo. Ótimo? Péssimo?
Ótimo, Murtagh está vivo. Péssimo, ele voltou como cavaleiro de dragão, e pior, está do lado errado da moeda!
Lutando a favor do império, obrigado a servir fielmente Galbatorix pelo juramento que fez na língua antiga. Resta apenas mais um ovo, a quem será a honra de ter o último dragão em um laço eterno?
Três ovos ainda existem. Um fora roubado da própria sala do tesouro de Galbatorix por um grupo de renegados (os Varden) e o rei o quer de volta". 
A espada que dá nome ao livro Brisigr é forjada pelo próprio Eragon, encontrara mais do metal raro das antigas espadas com a ajuda de Sollenbum. Mas Eragon não é ferreiro, nem de longe, Rhûnon, a ferreira elfa o orienta pela mente em como realizar a árdua tarefa de forjar sua bela Brisingr, e mais do que isso, criar uma obra prima
.
Finalmente as coisas parecem estar sorrindo para o cavaleiro, e os presságios ao seu lado. A aliança com os Urgals, a espada, Katrina viva e seu primo revigorado, os anões com o novo rei Orik seu irmão de juramento, Nasuada provando seu valor ao ganhar a batalha das Facas e conquistar definitivamente a lealdade de toda sua tribo e povo.


Não há dúvidas, o 4º e último livro (A Herança) terá a incrível tarefa de fechar um ciclo com mais história do que o próprio autor pode contar.

Ciclo da Herança
(Livro um) Eragon [Sheila]
(Livro dois) Eldest [Blanda]

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.