quarta-feira, 13 de março de 2013

[Resenha] Um Dia - David Nicholls

Bom dia gente!!
Resenha do tão aclamado "Um dia" p/ vc´s!
Não me julguem antes de ler a resenha até o final ok?

I.S.B.N.: 9788580570458
Acabamento : Brochura
Número de Paginas : 416
Sinopse: Dexter Mayhew e Emma Morley se conheceram em 1988. Ambos sabem que no dia seguinte, após a formatura na universidade, deverão trilhar caminhos diferentes. Mas, depois de apenas um dia juntos, não conseguem parar de pensar um no outro.Os anos se passam e Dex e Em levam vidas isoladas — vidas muito diferentes daquelas que eles sonhavam ter. Porém, incapazes de esquecer o sentimento muito especial que os arrebatou naquela primeira noite, surge uma extraordinária relação entre os dois.
Ao longo dos vinte anos seguintes, flashes do relacionamento deles são narrados, um por ano, todos no mesmo dia: 15 de julho. Dexter e Emma enfrentam disputas e brigas, esperanças e oportunidades perdidas, risos e lágrimas. E, conforme o verdadeiro significado desse dia crucial é desvendado, eles precisam acertar contas com a essência do amor e da própria vida.
Um dia é um fenômeno editorial no Reino Unido, sucesso absoluto de crítica e público, e teve o roteiro adaptado para o cinema pelo próprio autor, David Nicholls. O filme, dirigido pela cineasta dinamarquesa Lone Scherfig, que também dirigiu Educação, traz a atriz Anne Hathaway no papel de Emma Morley.



Acabei de terminar de ler este livro.
 E confesso que estou um pouco perdida com relação ao que dizer sobre ele.
 O livro começa nas tão famosas fim de festa de faculdades americanas, todo mundo bêbado  cada um arruma um par e vai para o apartamento fazer sexo sem compromisso.
 Só que desse "sexo sem compromisso" surge um amor de Emma por Dexter , mas da parte dele surge algo mais estilo amizade colorida sabe? Do estilo "Sou seu amigo, mas te levo para cama agora se você facilitar", mas nada sentimental quanto ao carinho que Emma tem por ele.
 Os anos passam e o livro conta vinte anos da amizade deles, Emma ouvindo todas as porcarias que ele conta, suas aventuras sexuais, seus casos, seu estilo mauricinho e desinteressado da vida, onde tudo para ele é sexo.
 Emma por outro lado tem sonhos, trabalha e é infeliz no que faz, mas deseja ser atriz, depois deseja ser escritora e no fim vira professora (WTF??).
 Dexter é detestável, o tipo de homem que dificilmente conseguiria ter alguém como amigo por muito tempo, quanto mais do sexo feminino, ele fala demais, se acha demais, erra demais.
  Já Emma é a famosa mocinha que prefere ficar ao lado do moço mesmo como amiga do que se afastar, pelo menos para mim fora essa a impressão.
 Em meados da página 310 do livro, eu fiz o seguinte desabafo no meu Facebook pessoal

" Preciso desabafar! Estou lendo "Um dia" E estou achando uma droga!!! Dexter é um imbecil! A esposa dele é uma piranha e a Emma é uma trouxa!

Por ai vocês percebem como foi difícil para mim lidar com os personagens desse livro e com o contexto da história.
 Querendo ser mais ponderada no Skoob,escrevi o seguinte:

 "Ai gente não tô gostando não... Será q as pessoas são tão sem valor como os personagens desse livro? Se for vou me mudar p/ polo sul"

Era assim que me sentia até essa parte do livro, mas fui perseverante, disse para mim mesma "Hoje eu acabo de ler" e assim o fiz, agora seguem abaixo as considerações finais;
O autor escreve bem, tanto Emma, quanto Dexter em alguns dramas pessoais durante a trama, e vários lugares interessantes são citados.
 O meu problema foi realmente com os personagens.
 No fim as coisas pareciam que iam caminhar, e o livro ia realmente engatar e seguir ao que era prometido nos comentários da capa, tinha até começado a gostar mais dos personagens... MAS acontece uma coisa tão sem sentido que eu virei o capitulo achando que era só um sustinho para dar mais emoção ao fim do livro (sim porque a coisa aconteceu tão sem ênfase que fiquei na dúvida se era para dar importância) , mas quando continuo lendo vejo que era isso mesmo, e eu não acreditei! Achei que o que o livro poderia ter sido era bem melhor do que ele foi.
 De romance ele saltou para drama numa virada de página!
  E o final, bom o final foi totalmente sem graça, não deixou nenhuma sensação ao fechar o livro.

 Não deixem de ler pela minha opinião, pessoal!
 Eu achei isso da história, mas pode ser que você concorde com os comentários do livro e ache que é o romance do século.

Este livro recebe 3 estrelas

Beijos
e por favor, não me matem nos comentários!



Um comentário:

  1. E alguns ainda me perguntam por que eu não gosto de romance. ^ ^

    Não é que eu não goste, mas o romancista precisa ter o toque, um romance não é "pegação", um romance não são festas ou vários pares, o verdadeiro romancista fixa pela emoção que o personagem transparece, o que ele sente, não depende de uma apelação extra (pelação/pegação/sexo) o tempo todo.

    Já li sim romances (clássicos) e foram perfeitos, até romances dramáticos (terminando mal) mas ótimos.
    Então, ser romancista é um dom, né, não é a descrição de um determinado período de tempo, não falo de contos de fadas, falo de um romance bem construído em cima de um "romance", mas que tenha um "enredo" próprio, sem o romance ser o centro do mundo.

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.