sexta-feira, 5 de abril de 2013

[Palavreando com o leitor] Como formar um leitor?

Buenas gente,

Uma pequena reflexão a cerca dos primeiros passos para a "Leitura Prazerosa".


Estava pensando dia desses sobre a possibilidade de abrir um Clube do Livro, uma oficina aos sábados quem sabe, ensinar a 'leitura prazerosa' e passar adiante esse hobbie ótimo.
Sim, tenho essa vontade e admito que depois de ler o "O clube da Leitura - Luzia de Maria" a ideia nunca mais saiu me abandonou.

Talvez devesse especificar, um leitor não é somente aquele que lê, que estuda, e tem seus livros. Esse é o estudioso, intelectual, pode ler, mas pode não gostar de precisar fazê-lo.
O verdadeiro Leitor, lê porque gosta, lê porque lhe é preferível revirar páginas a estar olhando TV, a virar noites em baladas, e etc. O leitor verdadeiro tem sempre um livro a mão, em sua cabeceira, sua mala, lê porque gosta e sente falta das palavras.

Retirado de: Blog da Ti


Mas me deparei com alguns entraves:
#Como ensinar alguém a ler por prazer sem que assemelhe-se a obrigação?

#Como fazer a criança esquecer todas as vezes que precisou ler livros para realizar provas, realizar relatórios? Forma-se meio que um trauma, a criança ouve "Livros?" e se assusta...

#E mais, como apagar o fatídico engano dos pais, que ao dar um castigo para os filhos, falam -"Vai ficar sem TV" e na pergunta do filho - "O que eu faço então?" o pai responde -"Vai ler um livro que é muito mais construtivo!"?

Recordar essas questões e tantas outras me fez deixar de perguntar porque mais jovens não leem.
A resposta estava ali: não só os pais castram um possível leitor assíduo, como também a própria escola, ao dar leituras obrigatórias, ao fazer da leitura um castigo, ao fazer da leitura um caminho de erudição e não de gosto, hobbie  e prazer.

É preciso desenvolver, fazê-los ficar curiosos e ir por conta própria e, quando já estiverem fisgados pela leitura, então cobre, cobre boas leituras, cobre bons resultados, porque depois de ter gosto pela coisa, não vejo  quem irá negar ler mais algumas boas palavras.

Mas é preciso ter tato, acertar no início, e pegar nosso jovens, ensinar-lhes o bom gosto das palavras, e não assustá-los com teorias e obras para análise, relatórios e provas...
Instigue com novidades e mistérios!
Fisgue antes, deixá-los ávidos por conhecer novas aventuras (o livros nos dão aventuras) e deixar que desbravem por si só novos autores.
A primeira impressão é a que fica, se o jovem iniciante ficar traumatizado por leituras obrigatórias, castigos e obrigações tratará a leitura sempre como um fardo!

"Para formar um leitor por prazer, a educação deve ser a consequência, e não a causa."

E vocês, como tiveram os primeiros contatos com a leitura?


3 comentários:

  1. Para formar os leitores aqui de casa, usei uma receita extremamente simples e indolor, sempre li na frente deles. Quando eram pequenos, eu lia para eles e sempre comprava livros ou os levava até a biblioteca. Os livros sempre foram mantidos ao alcance deles, e de início, ainda como incentivo, escolhia aqueles em que eles podiam até pintar. Fiz questão de escolher escolas que apoiassem e incentivassem a leitura. Juntando tudo isso, hoje tenho 2 leitores que assim como eu, adoram entrar em uma livraria...
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Oiee!!

    Adorei seu texto, eu sempre me pergunto essas coisas. Eu leio desde criança, e acho que a forma como fui apresentada aos livros foi muito boa, mas minha irmã teve as mesmas experiências e hoje lê uns 2 ou 3 livros por ano. Mas enfim rs.

    Minha mãe sentava comigo pra ler livro, nas escolinha, logo que aprendi a ler, tinha uma biblioteca de classe onde podiamos pegar os livros que queriamos e depois "escrevemos" um livro (era mais desenhos com pequenas frases maas parecia um livro rs) e, depois dos 7 aos 14 tinhamos leituras em sala de aula, no começo livros beem infantis e depois livros mais dificeis, a ideia era nos acostumarmos com os livros clássicos tendo a professora lendo pra gente (podiamos perguntar pra ela e talz). Não tinhamos provas ou trabalhos sobre os livros, eram só leituras, como qualquer outra matéria.

    Não sei se esse é o ideal, mas acho que dessa forma os livros são apresentados de forma mais leve e mesmo assim criamos o habito de leitura.

    bjoo

    ResponderExcluir
  3. É exatamente isso, meus pais liam pra mim quando era criança, e isso foi, com toda certeza o grande fator por eu amar ler desde pequena. Nada de pressão ou cobrança, era um tempo que passávamos juntos, de imaginação. rs
    E mais tarde na escola, apesar das leituras obrigatórias, muitas vezes podiamos ira biblioteca e escolher alguns livros para ler em sala de aula. Precisa ir aos poucos, a forma pode variar, mas de todos os modos, e preciso ter cuidado para não traumatizar com pressão, expectativa e cobranças.

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.