quarta-feira, 24 de abril de 2013

[Palavreando com o leitor] Freqüência de leitura (quantidade de livros lidos)


Bom dia gente!
Esse assunto foi discutido no grupo de leitores que faço parte no Facebook, e achei super válido saber a opinião de vc´s tbm.
Vocês acham que a quantidade de livros lidos  e o estilo difere nós leitores como bookaholics verdadeiros e poser´s??

Essa discussão surgiu, quando um rapaz comentou que " A pessoa lê uma saga por ano, e só as que são modinha", logo entendemos que ele falava de alguém que tem no Skoob somente Harry potter, Saga Crepúsculo,  Jogos Vorazes e 50 tons de cinza.
 Mas podemos julga-la assim?
 Eu gostando ou não dessas sagas, o fato é que ela ainda é literatura!
 Mas a verdade é que muita gente diz que não é, e ainda completam com esse tipo de frase "Quem lê YA não lê, o que um livro desse acrescenta? Para ser leitor temos que ler escritores clássicos e com conteúdo".
 Vocês sabem que eu leio de tudo! Que dentre os meus livros preferidos estão Orgulho e preconceito e também Jane Eyre, mas isso me faz mais culta? Acho que não. Nessa mesma lista que constam esses livros clássicos constam também Harry Potter, Jogos Vorazes, ciclo da Herança e etc.
Alguns dizem como se fosse uma heresia, eu ter no meu top 10 livros clássicos, ficção/fantasia atuais e Ya´s rs.
 Mas é claro que tudo vai depender do gosto de cada um.
 A literatura é democrática gente! Cada um pode lançar a história que quiser, se for boa, independente do gênero terá publico!

Outro ponto discutido foi: Eu leio um livro por mês, sou poser.
 Porque?
Eu muitas vezes já me senti menos blogueira do que algumas outras meninas, pq elas leem em média 2 livros por semana, enquanto eu leio um, dependendo do tamanho do livro demoro 2 semanas.

Mas isso me faz pior que elas? Menos leitora que elas? Menos Bookaholic? Menos blogueira?
Eu acho que não.
 Cada um tem seu ritmo, suas obrigações e suas prioridades.
 Eu gosto de ler, saborear a história, não gosto de abandonar livros, prefiro ir até o fim, mesmo que seja para fazer uma resenha negativa.
 Gosto de ler quando o momento é favorável, quando me sinto bem.
 Por exemplo
 ~Le eu lendo na fila esperando a minha senha~
Quem duvida ai que passou a minha vez e eu não vi? haha!
É claro que eu esqueci! Eu entro na história, faço parte dela! Portanto se eu estiver fazendo alguma coisa que requer minha atenção, eu nem levo o livro! rs

O que sobra são momentos de tranquilidade quando estou no ônibus voltando para casa, ou quando já terminei meus afazeres e posso relaxar.
 Isso faz com que as minhas leituras sejam mais "devagar" em relação a outras blogueiras.

Hoje já não me sinto menos blogueira, e você também não deve se sentir menos bookaholic, pq a pessoa a seu lado lê 10 livros por mês e você lê 4.
 Isso é questão de ritmo!
 Não tenha vergonha do seu Skoob, você é um leitor!
Todos nós (falando do pessoal que visita e comenta aqui), estamos acima de média nacional!
Que é um triste número de 4 livros por ano.
 Já somos diferentes da maioria, já começamos o mover!
E creio que quase todo mundo aqui passa pelo mesmo drama que eu!
Olha a estante com mais de 30 livros p/ ler e quer pega-los e le-los todos de uma vez! Mas não faz isso porque sabe que não seria justo com eles.
 Todos eles merecem carinho e atenção, não é verdade? rs

Espero que tenham gostado
do tema e deixem sua opinião!

Beijos!


2 comentários:

  1. Sheila, confesso que eu gostaria de ler mais, mas infelizmente não tenho tempo. Minha média é 1 por semana tbm, as vezes esse prazo se prolonga um pouco, pois tenho vida né, rsrs. Gosto da minha média e não sei se, com a minha rotina de hj, eu conseguiria aproveitar bem um número muito maior de leituras mensais... como eu disse, eu gostaria, mas penso q para isso, teria q parar de fazer todas as outras coisas q faço, e isso é impossível. Qdo eu estava na escola chegava a ler 1 livro por dia, mas só fazia isso. Então, não me considero melhor nem pior q ninguém, e tbm não estou disputando nada com ninguém.
    Qto a qualidade da leitura, eu acho q é muito mais válido a pessoa começar por um livro "da moda" do q por um clássico; eu defendo a formação de leitores com livros contemporâneos mais simples, e os clássicos vêm depois, com o tempo e a maturidade de cada leitor. Não adianta forçar alguém a ler um Machado de Assis se a pessoa não estiver preparada para digerir a leitura. Os clássicos sempre serão lidos e apreciados, mas têm seu momento.
    Gostei do post e achei sua opinião válida, até meio parecida com a minha. Acho q esse tipo de discussão é saudável e q qto mais pessoas estiverem se tornando leitores funcionais, melhor para tds.
    Bjos!

    ResponderExcluir
  2. Assim como você eu leio de um tudo, tenho um gosto bem eclético e mesmo sem gostar muito de algum gênero procuro manter amente aberta. Acho que quem fala de pessoas que só leem séries deveria olhar um pouco para o próprio umbigo, afinal temos que respeitar o gosto de cada um, e um verdadeiro leitor saberia disso.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.