sábado, 13 de julho de 2013

[Resenha] A marca de Atena - Rick Riordan

Buenas, gente bonita!


Resenha quentinha, livro recém terminado, e ainda causando certa ressaca pela ideia de que o próximo livro ainda não saiu...


Editora: Intrínseca
Autor: Rick Riordan
Nº de Páginas: 480
Coleção: Heróis do Olimpo

Sinopse: Annabeth está apavorada. Justo quando ela está prestes a reencontrar Percy — após seis meses afastados por culpa de Hera —, o Acampamento Júpiter parece estar se preparando para o combate. A bordo do Argo II com os amigos Jason, Piper e Leo, ela não pode culpar os semideuses romanos por pensarem que o navio é uma arma de guerra grega: afinal, com um dragão de bronze fumegante como figura de proa, a fantástica criação de Leo não parece mesmo nada amigável. Annabeth só pode torcer para que os romanos vejam seu pretor Jason na embarcação e compreendam que os visitantes do Acampamento Meio-Sangue estão ali em missão de paz. Os problemas de Annabeth não param por aí — ela carrega no bolso um presente da mãe, que veio acompanhado de uma ordem intimidadora: Siga a Marca de Atena. Vingue-me. A guerreira já carrega nas costas o peso da profecia que mandará sete semideuses em busca das Portas da Morte. O que mais Atena poderia querer dela? O maior medo de Annabeth, no entanto, é que Percy tenha mudado. E se ele já estiver habituado demais aos costumes romanos? Será que ainda precisará dos velhos amigos? Como filha da deusa da guerra e da sabedoria, Annabeth sabe que nasceu para liderar — no entanto, também sabe que nunca mais vai querer viver sem o Cabeça de Alga. -


E a história toma rumos pré-estabelecidos aos já familiarizados com o estilo de Riordan. Interessante darmos uma pausa na história corrida e responder:
O que é o estilo de Riordan? Narrativa em terceira pessoa, um narrador onisciente. Sabe tudo, sabe o que seus personagens pensam, deixam de pensar, e mesmo antes que pensem ter pensado em alguma coisa. 
Atribuindo os quesitos indispensáveis em todos seus livros: suspense, aventura, o fato de tudo dar errado de um modo certo, porém, temos alguns fatos novos que se entrelaçam... 

Foram meses difíceis, Percy sem memória e desaparecido, Jason sem memória e surgido do nada com a marca SPQR no braço, nascido do grande Zeus, ops.. Júpiter. 
Já não bastasse um namorado desaparecido, Annabeth precisava encarar o fato de que, novamente, o mundo estava em perigo e, provavelmente sobraria a ela dar conta do recado. 
Foi com esses pensamentos atribulados que entrou com a trirreme, Argo II, no Acampamento Júpiter. Reencontrar o namorado, e ver um modo de derrotar Gaia, Deusa Terra, que planejava, nada além da queda dos Deus, fim do Olimpo, morte aos semideuses... Enfim, um dia comum aos nosso heróis.

Adentrando território inimigo para tentar um acordo de paz e uma futura cooperação em batalha. Convenhamos, a situação só poderia melhorar se encontrasse Percy, visse aqueles olhos cor de mar e aquele reconhecido aroma de maresia. Mas não o viu, podia observar apenas um acampamento em ruínas, marcas de uma guerra recente, muitos soldados, armas de guerra, um elefante e feridos.  

"Estacionaram" a trirreme no ar (eu sei, a trirreme navega E voa...) e passaram ao contato inicial com os seus meio-irmãos Romanos. A bordo da pequena tripulação formada por:  o incrível e super capitão, construtor da trirreme, Léo Valdez, três vivas ao semideus mais engraçado dos últimos livros. "-Viva!"
Temos Piper, a filha de Afrodite mais inesperada dentre todas, charme incomparável e seu novo namorado, Jason (ops, ele trouxe bagagem do acampamento grego).
Complementando, temos o velho Sr. Hedge. sátiro chefe da missão (só na cabeça dele, claro).

Reyna, a pretora, já fora avisada da chegada dos amigos de Percy, no entanto, a ideia de gregos entraram em território romano deixava ambos os lados nervosos, pensavam apenas em "quem atacaria primeiro?", mas foi um encontro pacífico.  

Obviamente, Annabeth podia sentir em Reyna a indecisão, "mandar que ataquem agora, e evitar problemas, ou ouvir e arriscar?", mas logo Percy apareceu, e com isso Annabeth percebeu a confiança que Reyna depositava nele, logo os ânimos melhoraram, Percy veio correndo em seu encontro na autêntica forma cabeça de alga, dando o beijo mais esperado dos últimos meses.  Primeiro contato, todos vivos!

No navio ficou Leo, para tomar conta, logo Octavian, autêntico assassino de bonecos de pelúcia (mau!) subiu à bordo para examinar a embarcação e verificar se não havia perigo. Tão logo as coisas pareceram estar boas, algo tinha de acontecer. De repente o barco começou a disparar contra o acampamento, quem? Como? Quem ordenou? O que fazer quando você está em um lugar onde os anfitriões costumam atacar antes e perguntar depois? Correr! 
Foi o que Annabeth mandou sua tripulação fazer. Todos retornam à trirreme, Frank e Hazel, amigos fiéis que Perdy fez no acampamento estão prontos a embarcar juntos. Percy junta-se a Annabeth e antes que se possa inquirir quem raios tenha atacado, já estão fora do acampamento a toda velocidade. 

A última profecia enfim se concretiza:
''Sete meio-sangues responderão ao chamado,
em tempestade ou fogo, o mundo terá acabado.
Um juramento a manter com um alento final,
e inimigos com armas às Portas da Morte afinal."

Agora a missão é simples, ir a Roma, deter Gaia seja lá o que esteja planejando, resgatar Nico Di Angelo dos Gigantes e voltar vivos para então tentar restabelecer a paz ou declarar guerra de vez aos romanos.


Então pessoas, comentários a parte...
Deveria ser proibida a venda de livros antes, é muita maldade ler um livro que não termina em si mesmo e o próximo nem ter sido lançado. >.< 
Minha opinião?
Melhor livro da série, Riordan soube fazer mais do que bem a transação de um Percy mais crescido.
É claro que a presença de um romance mais maduro na história muda os fatos. Não fosse a atual situação e eu sabendo como a história termina (vou deixar sem spoiler dessa vez), diria que Riordan quase poderia se passar por Martin, mas, ao ler o fim, vi que ele é um George R.R.Martin remediável. Mata mas não morre. hahaha

No maios, fica a dica de leitura e os bons votos de "gente, fica melhor" aos que já são fãs. o/
Grande abraço!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nós adoramos os comentários e as suas opiniões!
Leu? E o que achou? Deixe um comentário!


*Comentário de cunho ofensivo sem critica construtiva serão desconsiderados
*Assim como comentários racistas e com palavras de baixo calão.